Resenha da HQ "Quando tudo começou", um livro da Bruna Vieira em quadrinhos
Se você está procurando pela sinopse ou pela resenha do livro Quando tudo começou: Bruna Vieira em Quadrinhos, então você acaba de chegar ao lugar certo!
Uma história em quadrinhos delicada sobre recomeços e amor próprio.
É assim que eu descreveria o livro Quando tudo começou: Bruna Vieira em quadrinhos em uma só frase.
E é desse livro que vamos falar na resenha de hoje: Quando tudo começou, de Bruna Vieira e Lu Cafaggi.
Então, se você está tentando decidir se essa pode ser a sua próxima leitura, continue lendo este post, porque ele foi feito para você!
Resenha de Quando tudo começou - um livro de Bruna Vieira em quadrinhos
Sinopse:"Bruna tem uma lista secreta de sonhos que nunca contou para ninguém. Em uma cidade tão pequena que você provavelmente nunca ouviu falar, sua história começa. Nem tão alta, nem tão magra, nem tão divertida.
Dizem que ela queria fazer as malas e explorar o mundo, mas antes disso vai precisar lidar com a timidez e enfrentar os primeiros dias na nova escola.
Viajando com andorinhas e descobrindo as pontes que ligam a vida de uma garota comum aos seus sonhos, Bruna Vieira encontra o traço delicado da premiada ilustradora e quadrinista Lu Cafaggi, nos presenteando com a história de uma jovem que aprendeu a amar a vida e a si mesma antes de conhecer o mundo lá fora."
Título do livro: Quando tudo começou: Bruna Vieira em Quadrinhos
Autora: Bruna Vieira
Quadrinista: Lu Cafaggi
Gênero literário: Ficção feminina/História em quadrinhos
Editora: Nemo
Número de páginas: 80
Ano de publicação: 2015
Minha nota para esta leitura: ☆☆☆☆
"Eu mudei de escola porque queria fugir de tudo. É isso. Esse é o meu segredo. Amanhã começam as aulas, e eu não faço ideia de como as coisas vão caminhar. Era pra ser como encarar uma página em branco, mas a minha já está toda rabiscada."
— Página 12
A história do livro Quando tudo começou
Quando tudo começou é uma história em quadrinhos super fofa escrita pela autora nacional Bruna Vieira e ilustrada pela quadrinista brasileira Lu Cafaggi.
Trata-se de um quadrinho feminino e autobiográfico sobre a própria Bruna Vieira, que na história está tendo dificuldades em enfrentar a sua timidez em seu primeiro dia de aula na nova escola.
A trama é simples, mas a forma como ela é contada — mostrando os medos e devaneios da personagem principal — acaba tornando-a um pouco mais complexa.
O livro varia entre contar a história principal e fazer pequenas pausas para adicionar elementos interessantes na narrativa, como é o caso de páginas interativas onde o leitor pode fazer anotações ou da página que mostra uma receita ilustrada de bolo de morango que a mãe da personagem faz para ela.
O interessante deste livro é exatamente isso: as páginas diferenciadas, a interação com os leitores e o diálogo interno de Bruna Vieira, que se derrama pelas páginas, expondo as inseguranças da personagem e formando assim uma trama delicada, sensível e aconchegante.
"Mas medo é assim mesmo, né? Não é como se ele pedisse licença pra entrar."
— Página 12
Minha opinião sobre o livro Quando tudo começou
Quando tudo começou, na minha opinião, é uma história em quadrinhos que vale a pena ter na estante.
Confesso que o enredo deixa um pouquinho a desejar, e que o final poderia ter sido menos rápido. É como se faltassem algumas páginas, na minha opinião.
Eu achei que deveria ter tido um desfecho melhor para que houvesse uma sensação de conclusão satisfatória.
Mas entendo também que talvez a intenção das autoras é exatamente deixar o final em aberto para dar a sensação de que na vida temos sempre o dia de amanhã para melhorar nossas dificuldades — o que, se eu parar para pensar, foi uma escolha interessante, já que acaba tornando o final do livro um tanto quanto poético.
Mas independentemente de qualquer coisa, essa história em quadrinhos merece a sua atenção simplesmente por possuir um dos traços de ilustração mais lindos que eu já vi em um livro.
Lu Cafaggi arrasou na arte desse quadrinho! É tão poética e sensível quanto a história, e na verdade amplifica a sensação de delicadeza da trama.
Só por conta da ilustração, Quando tudo começou já merece um espacinho na sua estante!
"Minha vontade é descobrir quem eu sou sem que ninguém esteja esperando nada de mim."
— Página 13
Espero que você tenha gostado desta resenha do livro Quando tudo começou e que goste da leitura desta história em quadrinhos fofa e sensível da Bruna Vieira!
E se você gosta de HQs, não deixe de conferir estes outros posts do blog que podem te interessar:
留言