O que é a lombada de um livro? E quais tipos existem?
Você já ouviu falar no termo "lombada" de livro, mas não sabe exatamente o que isso significa?
Então, você acaba de chegar ao lugar certo!
Porque hoje eu vou te explicar o que significa lombada de livro para tirar as suas dúvidas de uma vez por todas, e ainda vou te mostrar quais são os dois tipos de lombadas que existem no mundo dos livros.
Mas antes de começarmos, que tal baixar o meu planner literário gratuito para organizar as suas leituras de livros de romance? Aproveite:
E agora sim, vamos começar!
O que é a lombada do livro?
A lombada é uma das partes que compõe um livro, assim como a orelha, a capa ou a contracapa de uma obra.
E seu significado é mais simples do que parece: a lombada de um livro é, basicamente, a parte lateral do livro!
Geralmente, a lombada de um livro é colorida e traz o título da obra, o nome do autor e o logotipo da editora, se ele tiver sido publicado por uma.
Há algumas lombadas que também trazem a arte de capa extendida para esta área:
Viu só que gracinha? A arte de capa se prolongou para a extensão da lombada, formando uma continuidade no design do livro. Super fofo, né?
Acho que você já percebeu que a lombada é a parte do livro que dá aquele aspecto lindo na sua estante, né? É ela que deixa suas prateleiras coloridas e chamarmosas!
Assim como acontece nas livrarias: já que a maioria dos títulos ficam posicionados lado a lado nas prateleiras, o único elemento visível é a lombada e, portanto, este é o primeiro contato com o leitor tem com o livro.
É por isso que as editoras procuram caprichar no design da lombada do livro, já que é este o elemento que fica exposto nas prateleiras, atraindo os possíveis leitores a pegarem o livro nas mãos e, com sorte, comprá-lo!
Quais são os tipos de lombadas de livros?
Existe dois tipos de lombada: a quadrada e a canoa. Confira abaixo as características de cada uma delas!
Lombada quadrada
Lombada quadrada é quando forma-se esta lateral reta que acaba se tornando uma das faces do livro:
É este o tipo de lombada mais admirado pelos leitores, por ser capaz de decorar a estante de forma mais proveitosa.
Um detalhe é que a lombada quadrada pode ser grande ou pequena. Mas, se ela for uma muito pequena, não há como inserir textos nela por conta da legibilidade. Neste caso, ela fica lisa, colorida ou decorada, mas sem textos:
Neste exemplo acima, a lombada não possui textos, mas sim somente a ilustração de capa que se prolonga.
Lombada canoa
Já a lombada canoa é aquela em que não há uma superfície reta, mas sim uma partinha milimétrica que é formada pela dobra do livro, presa às páginas por grampos:
Neste exemplo aqui em cima, é possível notar que a lombada não é formada por uma superfície lisa que forma uma das faces do livro, mas sim pela dobra do livro presa por grampos. É a famosa lombada canoa!
Espero que eu tenha te ajudado a descobrir o que é a lombada de um livro!
E se você quiser conferir outros elementos existentes nos livros, confira estes outros posts do meu blog que eu escrevi para te ajudar: