O que são tropes literários? + exemplos de livros
Você já ouviu falar de tropes de livros no mundo literário e sempre quis saber o que isso significa?
Então este post foi feito pra você!
Porque hoje eu vou te explicar o que é um trope literário no mundo dos livros e ainda vou te dar alguns exemplos pra você entender melhor do que eles se tratam.
O que é um trope literário no mundo dos livros
Um trope literário — ou um tropo literário, como já ouvi algumas pessoas falando aqui no Brasil — nada mais é do que um tema que acontece muitas vezes nos enredos dos livros que a gente lê.
Ou seja: são temáticas que estão presentes em muitas e muitas narrativas de histórias de ficção.
Há quem chame recurso narrativo de "clichês".
Mas, apesar de essas histórias possuírem o mesmo ponto de partida quando falamos da temática, elas podem se desenvolver por diversos caminhos diferentes e se tornarem únicas.
Um exemplo é a obra Romeu e Julieta, de Shakespeare, que se utiliza do trope literário do Forbidden love (em português, Amor Proibido), em que duas pessoas apaixonadas são proibidas de ficarem juntas por motivos externos.
Este mesmo trope pode ser encontrado em outros livros, já que amor proibido é um tema recorrente em muitas histórias de ficção.
Algo curioso é que uma só história pode possuir vários tropes literários na mesma trama, e não apenas um.
E tropes literários não existem apenas em livro, mas em qualquer formato que conte uma história: filmes, séries e audiolivros também podem se utilizar de tropes para narrar o enredo!
Bom, agora que você já sabe o que são tropes literários, eu vou te apresentar alguns tipos de tropes que você com certeza já identificou em algum livro que leu.
Os tipos de tropes literários + exemplos em livros de romance
Para você entender melhor o conceito, vamos falar de alguns tipos de tropes que existem no universo dos livros.
E também vou te apresentar vários livros de romance como exemplo, mais especificamente pertencentes ao gênero literário chick lit, caracterizado por histórias leves e divertidas que retratam protagonistas femininas lidando com questões da vida moderna como trabalho, família, amizade e amor.
Preparada para conhecer os tropes que eu trouxe pra te apresentar?
Então, sem mais delongas, vamos começar!
Enemies to Lovers
É sempre divertido ler romances sobre personagens que se odeiam, mas que depois acabam se apaixonando, né?
Bem, é isso o que caracteriza o clássico trope dos Enemies to lovers: de inimigos a amantes!
São livros que geralmente possuem em seu enredo dois personagens que se detestam, mas que ao longo da trama começam a perceber que não são tão ruins quanto pareciam no início da história, e acabam se apaixonando no decorrer da narrativa.
Exemplo de livro com o trope Enemies to lovers
Um exemplo de livro com este trope é O jogo do amor "ódio", de Sally Thorne.
Friends to Lovers
Já o trope dos Friends to Lovers (em português, de Amigos a Amantes) é caracterizado por personagens que inicialmente são apenas amigos, mas que acabam se apaixonando.
É aquele clássico do mocinho e da mocinha que conhecem tudo um sobre o outro, estão sempre dispostos a se ajudar, e de repente percebem que podem ser muito mais do que amigos.
Exemplo de livro com o trope Friends to lovers
Um exemplo de livro com este trope é o romance Confissões de uma terapeuta:
Second Chance Romance
Second Chance Romance (ou, em português, Segunda Chance no Amor) trata de histórias com personagens que um dia já estiveram envolvidos em um relacionamento amoroso que por algum motivo acabou dando errado.
E agora eles possuem a chance de recomeçar o romance com a esperança de que desta vez ele dê certo!
Uma coisa interessante neste tipo de livro é que o casal já se conhece previamente, então a proximidade entre eles já existe quando o livro começa, diferentemente do que acontece em livros em que o casal acabou de se conhecer.
Exemplo de livro com o trope Second Chance Romance
Um exemplo de livro com este trope é o romance Confissões de uma ex-namorada:
Fake Dating
Quem não adora um namoro de mentirinha em uma história de romance? Esse é um dos meus tropes favoritos!
O trope do Fake Dating (ou, em português, Namoro Falso) caracteriza-se por dois personagens que combinam de fingir que estão namorando com o objetivo de enganar um grupo de pessoas.
Este tipo de história geralmente começa com personagens que por algum motivo externo precisam fingir estarem comprometidos, mas que acabam se apaixonando por conta da proximidade causada pelo acordo.
Exemplo de livro com o trope Fake Dating
Um exemplo de livro com este trope é o romance A hipótese do Amor, de Ali Hazelwood:
Espero que você tenha gostado de descobrir o que é um trope literário e de conhecer alguns exemplos em livros de romance.
E antes de você ir embora, eu te convido a baixar o brinde do meu site: um planner literário exclusivo para organizar as suas leituras. Aproveite: é gratuito e super fofo!
Outros posts do blog que você também pode gostar: