top of page

5 livros de escrita para quem quer se tornar escritora

Bem-vinda ao meu blog! Neste post você vai conferir 5 livros incríveis para ler se você quer ser uma escritora.





Quando comecei minha jornada como autora de romance, me senti completamente perdida. Mas como boa leitora que eu era, adivinhe o que acabou me salvando? É isso mesmo, você adivinhou: foi a própria leitura!


É por isso que a melhor ferramenta que eu indico para o início da jornada de uma escritora (ou até mesmo para aquelas autoras que já estão na caminhada há algum tempo) é a leitura de guias de escrita.


É uma forma rápida, econômica e eficaz de aprender o ofício, além de te colocar em contato com diversos escritores que também já se sentiram perdidos um dia.


Se você sonha em se tornar uma escritora, mas não sabe por onde começar, continue lendo este post, pois o escrevi especialmente para você!





Então, vamos começar!


Vamos conversar sobre os livros que podem te tornar uma autora melhor?


(Espero que você tenha dito que sim, hein, futura escritora?! Não me abandone agora!)




Os 5 guias de escrita para quem quer se tornar escritora



Vamos começar pelo meu livro favorito, porque se você acabar desistindo de ler este post porque ficou entediada, ou porque sua série favorita acabou de começar, gostaria que você levasse esta dica de livro com você, dentro do seu coraçãozinho:







A arte de escrever bem, de Dad Squarisi e Arlete Salvador, é simplesmente uma obra-prima que caiu do céu como um anjo na minha vida.


É um livro sobre como usar a língua portuguesa a nosso favor, com técnicas valiosíssimas a respeito de como escrever de forma que as palavras, frases e parágrafos tornem sua escrita mais harmônica e fluída.


É simplesmente maravilhoso, e eu não sei o que seria da minha escrita se não fosse por essa preciosidade em formato de livro.


Sua escrita deve encantar o seu futuro leitor e fazer com que seja prazeroso para ele continuar virando as páginas até chegar ao fim da história, e este livro definitivamente te ensina ferramentas muito úteis para que isso possa acontecer.


Agora que você já ficou até aqui, continuou acompanhando este post comigo e fez um favor a si mesma por ter descoberto que o livro citado acima existe, descubra abaixo qual é o próximo livro que eu te indico comprar em seguida:









Agora saindo do campo das palavras e entrando no campo da concepção de uma história em si, este livro de Christopher Vogler nos ensina a estruturar uma ideia de maneira que ela siga aquilo que chamamos de "Jornada do Herói": um estilo de contar uma história que, apesar de ser antigo, é replicado até nos tempos modernos.



O livro nos explica com detalhes as fases que um personagem passa durante a jornada do herói (e depois de entender como isso funciona, comecei a reparar que a maioria dos filmes e livros que eu consumo seguem essa mesma estrutura).



A Jornada do Escritor se tornou indispensável na minha estante, com sua capa azul escura e suas 488 páginas em papel amarelado. E pode ser uma ferramenta muito útil para a escrita do seu livro também!








Não há nada pior do que um texto com diálogos inverossímeis e falas maçantes.


É por isso que o livro Como escrever diálogos, de Silvia Adela Kohan, é um que você precisa ter na sua estante!


Com apenas 96 páginas, este livro consegue passar um conteúdo super valioso para você que deseja escrever diálogos melhores para seus personagens.









Apesar do título em inglês, esta é uma edição em português. Story: substância, estrutura, estilo e os princípios da escrita de roteiro, de Robert Mckee, é um guia para roteiristas, mas que também pode ser muito bem aplicado à escrita de romances, tendo em vista que essas duas artes possuem diferenças quando comparadas entre si, mas também possuem diversas semelhanças.


E é nessa hora que uma escritora de romances pode tirar proveito deste guia de roteiro.








Apesar de este livro não ser um guia de escrita tão convencional como os indicados acima, eu ainda acredito que vale muito a pena a leitura do livro O Segredo do Best-seller.


Isso porque ele nos mostra, através de um estudo, o que os livros best-sellers têm que os tornam tão atraentes.


E talvez desta forma possamos incorporar algumas das dicas na nossa própria escrita a fim de ampliarmos as chances de nosso livro ser o melhor que ele pode ser e atrair cada vez mais leitores.






Se tem uma coisa que me ajuda muito a melhorar a minha escrita é ler livros feitos para escritores e aplicar os ensinamentos aprendidos na prática, escrevendo minhas próprias histórias.


Foi por isso que resolvi escrever este post: porque espero que esses livros sejam tão úteis para você quanto eles foram para mim, e que os seus momentos de escrita sejam mais proveitosos!

67 visualizações0 comentário

Comments


Meu nome é Renata, mas pode me chamar de Re! Sou escritora de chick lits, um gênero literário caracterizado por seus livros leves e divertidos sobre protagonistas modernas.

 

Sou apaixonada por literatura e acredito em finais felizes (tanto nos livros quanto na vida real!).

No meu blog você encontra dicas literárias para deixar a sua rotina como leitora ainda mais divertida!

 

Saiba mais.

quem escreve?

Renata Lustosa autora.png

Aproveite as ofertas:

bottom of page